Não escutei, estou sem óculos!


Fiquei muito feliz quando descobri que um estranho fenômeno não é loucura minha e também ocorre com outras pessoas. Trata-se da diminuição da capacidade auditiva de uma pessoa com problemas de visão enquanto está sem suas lentes corretivas. Existem ao menos duas explicações propostas pelos especialistas.
Lawrence Rosenblum, professor da faculdade de psicologia da Universidade da Califórnia, atribui o problema à integração existente entre nossos sentidos. Para escutar alguém, usamos, obviamente, a audição em primeiro lugar, mas também nos aproveitamos bastante da leitura labial. Então faz sentido que a compreensão da fala de outra pessoa por alguém míope seja prejudicada caso o segundo esteja sem óculos.
Outra hipótese é a do direcionamento de concentração. Se quem fala se encontra em uma zona de visão imprecisa para o observador, devido a seu problema visual, o último forçará a visão. Enquanto esse esforço aumenta a concentração visual, também diminui a concentração auditiva. Com os óculos, ele descansa a visão e é capaz de ouvir melhor.

One thought on “Não escutei, estou sem óculos!”

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.